Este blog foi concebido com a intenção de ser um espaço no qual todos aqueles que se interessam pelo assunto possam nele encontrar uma fonte de inspiração para prosseguir com seus estudos e de ser um meio onde possamos trocar conhecimentos, ídéias, dúvidas, opiniões, enfim, onde a ação criativa de cada um possa ser útil ao nosso propósito.
Comecemos, pois, com esta pergunta: haverá algum método que possa assegurar a certeza de que vamos atingir o nosso objetivo? Bom, ao fazer essa pergunta para mim mesmo, veio-me em mente dois aspectos do mesmo problema: a feitura de um método, que poderia ser útil para visualizarmos todo o percurso de nossa caminhada e, por outro lado, a incerteza quanto a um pensamento metodológico que possa prever e descrever todos os passos que asseguraram a nossa vitória.
Por este motivo, busquei traçar, em vez de um método, um plano, que, embora seja simples, busca, ao mesmo tempo, fornecer à pessoa iniciante uma visão geral e um campo de liberdade no qual ela possa interagir-se independentemente com seu meio.
Esse plano, ou melhor, planejamento, foi extraído do livro Administração Geral e Pública, de Idalberto Chiavenato, e consiste em uma série sequencial de passos, a saber:
- Definir os objetivos: o estabelecimento dos objetivos nos servirá como direção para as ações futuras;
- Verificar qual a situação atual em relação aos objetivos: particularmente, acho muito importante esse ponto, pois ele nos permite fazer uma auto-avaliação de nossa situação atual com relação aos objetivos que nós desejamos alcançar;
- O terceiro e o quarto passos, que são, respectivamente: Analisar as alternativas de ação e escolher um curso de ação entre as várias alternativas, não serão utilizados, uma vez que tal curso de ação já foi escolhido;
- E, finalmente, o último passo é: implementar o plano e avaliar os resultados. A implementação do plano se traduz no efetivo comprometimento em estudarmos ativamente, e a avaliação do resultado será o resultado positivo ou negativo que obtivermos quando da realização da prova
Quanto ao curso de ação, esclarecemos desde já que ele é o próprio edital do concurso. Embora não estudaremos estritamente só o que foi pedido no edital, iremos pautar o nosso plano por ele.
Assim sendo, vamos dar início à nossa trajetória, que pode ser circular ou linear.Isso vai depender de um pouco de sorte e de muito estudo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário