Um termo usado em fonologia para se referir à concordancia sequencial (ou comportamento tatico) das unidades fonologicas que ocorrem em uma lingua - o que a faz considerar como uma palavra fonologicamente bem formada. Em Ingles, por exemplo, sequencias consonantais tais como /fs/ e /spm/ nao ocorrem INICIALMENTE em uma palavra e ha varias restriçoes nas possiveis combinaçoes de consoante + VOGAL que possa ocorrer, e.g. /ɳ/ so ocorre depois de algumas vogais curtas /æ, ı, ɒ, ʌ/. Esses 'sequential contraints*' podem ser exprimidos em termos de regras fonotaticas. A fonotatica generativa é a concepçao de que nenhum principio fonologico pode se referir à estrutura morfologica; qualquer padrao fonologico que seja sensivel à morfologia (e.g. afixaçao) é representado so no componente morfologico da gramatica, nao na fonologia.
* o termo 'constraint' é usado em linguistica, especialmente na gramatica generativa, para se referir a uma condiçao que restringe a aplicaçao de uma regra, para assegurar que a sentença gerada seja bem formada. Por exemplo, em Fonologia uma distinçao pode ser feita entre constraints simultaneos e sequenciais. O primeiro exprime as restriçoes na ocorrencia simultanea de 'features', e.g., um segmento nao pode ser ao mesmo tempo [+alto] e [+baixo]; o ultimo exprime as restriçoes sobre as sequencias de 'features', e.g., se uma lingua permite encontros consonantais.
Grupos consonantais e alguns sufixos gramaticais
O sufixo que forma o tempo passado dos verbos regulares é escrito -(e)d, como em looked e baked. A pronuncia é /t/, /d/ ou /id/, dependendo do ultimo fonema do verbo ao qual o sufixo é acrescentado, e.g., kicked /kikt/, begged /bɛgd/, waited /waitid/. Embora esses tres sejam formas distintas, eles expressam o mesmo significado, tempo passado. A unidade de significado a qual designamos de Tempo Passado (Past Tense) é um morfema. Alguns morfemas soa sempre expressos da mesma maneira.; outros, tal como aqueles que discutimos agora, tem duas ou mais formas, chamadas de seus aloformes (alophorms). /t/, /d/ e /id/ sao tres alofomes do morfema Past Tense - e ha outros aloformes vistos nos verbos irregulares.
Exploraçao: Tempo Passado Regular
Os verbos listados abaixo ilustram todas as consoantes e algumas vogais em posiçoes finais de palavras. Escreva /t/, /d/ e /id/ depois de cada verbo conforme a pronuncia do sufixo. Depois resolva a regra que determina a pronuncia.
step wait reach look
rub need budge hug
laugh race finish hum
love breathe raise massage
fan play annoy gnaw
Regra:
a) O sufixo do verbo de Tempo Passado é pronunciado /id/ depois dos verbos que terminam com ––––– ou ––––.
b) ele é pronunciado /t/ apos ––––.
c) ele é pronunciado /d/ depois de todos os outros fonemas.
2) O sufixo que forma o plural dos substantivos regulares, escrito -(e)s, é pronunciado /s/, /z/, ou /iz/, dependendo do ultimo fonema do substantivo ao qual o sufixo é acrescentado. Dessa forma, cats termina com /s/, dogs com /z/, e horses com /iz/. Essas tres formas sao alomorfes do morfema de numero plural (que tambem tem aloformes irregulares).
Numero Plural Regular
Os substantivos mostrados abaixo ilustram todas as consoantes e algumas vogais em posiçoes finais de palavras. Escreva /s/, /z/ ou /iz/ depois de cada substantivo conforme a pronuncia do sufixo e depois determine a regra que diz em qual posiçao cada uma das tres variantes ocorrem.
rib bed bridge leg
cuff smith hive lathe
kiss wish rose garage
arm pin ring bell
tree day law car
Regra:
a) o sufixo regular plural é pronunciado /iz/ apos ––––.
b) ele é pronunciado /s/ depois de ––––.
c) ele é pronunciado /z/ depois de todos os outros fonemas.
A forma do sufixo possessivo é escolhida pelas mesmas regras que se aplicam ao sufixo regular plural?
Outro sufixo é o assim chamado terceira pessoa singular do presente dos verbos, como em (he) likes, (she) loves, (it) misses, com as mesmas tres variantes /s, z, iz/. Examine os verbos do paragrafo 1, acima, e determine a pronuncia dos sufixos apos cada um.
Questoes: Presente Teceira Pessoa
A variacao nesse sufixo é determinada pela mesma regra que o numero plural?
A forma verbal is é frequentemente contraida, como em The milk's here, The coffee's boiling, The glass's broken. O verbo auxiliar has sujeita-se ao mesmo tipo de contraçao, como em Steven's been working, Alice's told me etc.
Questoes: 'is' e 'has' reduzido
8E Quais sao as pronunciaçoes variantes para as formas contraidas de 'is' e 'has'?
Quais sao os fatores determinantes?
As variantes sao as mesmas /s, z, iz/. A regra é a mesma para os sufixos /s, z, iz/. Note que a contraçao de has ocorre so quando ele é um verbo auxiliar. A maioria dos falantes em Ingles nao fazem tal distinçao quando has é um verbo principal, com em Sue has an appointment at two o'clock, The violin has a broken string. É claro, a contraçao pode ocorrer no equivalente Sue has got an appointment at two o'clock, The violin has got a broken string.
Ha uma diferença entre os sufixos (formas verbais possessivas, plurais e de terceira pessoa) e os verbos is e has. Os ultimos tem as formas /s, z, iz/ se a contraçao ocorre, porem ela é opcional. Nao ha tal opçao para os sufixos.
Ao discutir essas variaçoes, /t, d/ id/ e /s, z., iz/ nos temos até aqui descritos quais sao e em quais ambientes elas ocorrem. Mas se nos examinarmos um pouco alem, nos podemos observar que a escolha é parcialmente determinada por constraints fonotaticos, ou, nos podemos dizer, pelo que é natural no sistema sonoro do Ingles.
A variante /id/ ocorre depois de /t/ e /d/: waited, needed; /t/ ocorre depois de obstruentes atonos, exceto /t/: slipped, kicked, kissed etc; /d/ ocorre em qualquer lugar - depois de obstruentes tonicos exceto /d/ - rubbed, hugged, buzzed etc. - e apos todas as sonorantes - nasais, liquidas e vogais - por exemplo, fanned, called, played. Dessa forma /d/ é a forma basica, ou estruturante, desse morfema. O sufixo que indica tempo passado para os verbos regulares. Ele ocorre em mais ambientes do que as outras duas variantes, o que é mais importante, os outros dois sao o resultado de ajustes necessarios. As palavras inglesas nao terminam com duas consoantes identicas como /tt/ ou /dd/ ou em consoantes que diferem so em voz como /td/ ou /dt/. O tempo passado de wait /weit/ e need /niid/ nao pode ser /weitd/ e /niidd/. Tais sequencias de consoantes ocorrem em algumas linguas mas nao no Ingles. O Ingles requer a inserçao de uma vogal entre /t/ ou /d/ e o sufixo /d/.
Da mesma forma, as palavras inglesas nao terminam com dois obstruentes que diferem em tonalidade. As formas de Tempo Passado de skip, kiss e kick nao podem ser /skipd/, /kisd/, /kickd/. Um ajuste é feito: /d/ se torna o atono /t/ para corresponder ao fonema precedente.
Finalmente notamos que /d/ ocorre apos obstruentes tonicos, onde nao esperariamos que /t/ ocorresse, mas ele também ocorre apos sonorantes - e.g. fanned, called, played - onde /t/ e /id/ sao teoricamente possiveis: /fænt/ e /fænid/ sao pronunciaveis. Claramente /d/ é a forma basica desse morfema.
Para tratar a matéria dentro da estrutura da fonologia generativa nos dizemos que o sufixo tem uma forma estrutural singular ocorrendo com todos os verbos regulares. Representamos o sufixo como //#d//. As formas de superficie, ou reais pronuncias dos sufixos sao o resultado de dois ajustes, ou regras, que se aplicam à forma estrutural a fim de torna-la pronunciavel dentro do sistema sonoro geral do Ingles. As regras sao:
Inserçao de Vogal: depois de /t/ e /d/ inserir /i/ antes de //#d//.
Assimilaçao de voz: depois de uma consoante atona mude //#d// para /t/.
Mostramos essa mudança como variaçoes das formas de superficies das formas estruturantes. Nas formas estruturantes o sufixo é identico.
Formas estruturantes //#pɛt#d# #kık#d# #bɛg#d#//
Inserçao de vogais I
Assimilaçao de voz t
Formas de superficies /pɛtid kikt bɛgd/
Nenhum comentário:
Postar um comentário